Biblioteca Multimídia Choisy-Le-Roi / Atelier d’Architecture Brenac-Gonzalez

Biblioteca Multimídia Choisy-Le-Roi / Atelier d’Architecture Brenac-Gonzalez - Mais Imagens+ 14

Choisy-le-Roi, França
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova biblioteca multimídia em Choisy-le-Roi (subúrbio de Paris), finalizada na primavera de 2014 pelos arquitetos do escritório Brenac + Gonzalez & Associés, está localizada na zona portuária de desenvolvimento urbano, no coração de um novo setor urbano que está em sendo totalmente remodelado. Este antigo porto de 30 hectares, ainda caracterizado por uma paisagem de pedreiras e de areia, já foi parcialmente preenchido por edifícios altos ao longo do Rio Sena.

© Sergio Grazia

Choisy-le-Roi é o único distrito do departamento de Val de Marne que fica sobre o Rio Sena. Sua localização excepcional, próximo das margens do rio e o risco de inundações definiu as orientações fundamentais do projeto. Embora os volumes simples da biblioteca lembrem o porto que estava ali no passado, por utilizar-se da metáfora de um navio ancorado no rio, suas fachadas metálicas se voltam para o futuro brilhante desta área. O Plano de Risco de Inundações (PPRI) se aplica a esta área e as suas regras influenciam fortemente a relação dos edifícios com o uso do solo. O piso térreo da biblioteca, portanto, não poderia ser construído.

Planta Baixa

O edifício teve de ser elevado, destacando-o do chão. Esse distanciamento do volume cria um espaço sob o edifício para uma extensa paisagem composta de grama, cobertura vegetal e um caminho de pedras que orienta os visitantes a uma área envidraçada de recepção, um espaço protegido para exposições ao ar livre e uma monumental escada de acesso. Este espaço horizontal é ecoado em um vazio vertical no núcleo do edifício, formando um pátio central.

© Sergio Grazia

O primeiro pavimento é, portanto, está um nível acima e serve como área de recepção e orientação. Ele também desenha os setores controlados, as áreas para adultos e jovens e dá acesso ao espaço para atividades, que também funcionam de forma autônoma. Duas janelas monumentais abrem a área de atividades para a área de recepção às margens do Rio Sena. Estas duas aberturas funcionam como telas de pinturas vivas, uma imagem contemplativa de dentro e podem ser vistas a partir do exterior como marcos urbanos. O pavimento acima é de uso misto, abrigando a área para adultos, escritórios e departamentos administrativos da biblioteca. 

© Sergio Grazia

Uma biblioteca de mídias como um símbolo

Uma biblioteca sempre simboliza um lugar de conhecimento, por isso foi moldada em uma espiral, um símbolo do progresso através do conhecimento, da ascensão social através da cultura e da mistura de culturas e gerações. A maioria dos espaços abertos giram em torno de um núcleo vazio e formam um volume em forma de tira crescente. Com o objetivo de antecipar futuras utilizações em uma "biblioteca de mídia do século 21" a escolha foi feita para empurrar a estrutura para os limites exteriores da trama de modo a libertar o arranjo de todas as restrições, garantindo assim uma máxima flexibilidade.

© Sergio Grazia

O edifício é coberto com uma pele de metal leve, às vezes cobrindo as janelas para filtrar a luz. Os volumes são abstratos e suas estéticas foram inspiradas nas formas elementares de edifícios do porto que existiu no local.

© Sergio Grazia

Usando a localização excepcional do terreno em forma de triângulo, o edifício lembra um navio ancorado flutuando na terra. O nome da biblioteca, em um letreiro luminoso, será fixado à parte superior do edifício, aumentando sua visibilidade a partir da ponte e do outro lado do rio. 

© Sergio Grazia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Choisy-le-Roi, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Multimídia Choisy-Le-Roi / Atelier d’Architecture Brenac-Gonzalez" [Media Library Choisy-Le-Roi / Brenac & Gonzalez & Associés] 15 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770147/media-library-choisy-le-roi-atelier-darchitecture-brenac-gonzalez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.